domingo, 22 de agosto de 2010

O papel do professor na construção do conhecimento

A utilização das novas tecnologias nas escolas permite que os alunos desenvolvam autonomia, leitura e formação de opinião.
O professor tem um papel importantíssimo no decorrer do processso de aquisição de conhecimento utilizando as tecnologias disponíveis em suas escolas.


Cabe ao professor orientar e motivar através de recursos diversos a investigação e a construção do saber a partir da integração do aluno com as mídias.
O uso de equipamentos simplesmente, não contribui para atingir estes objetivos, e sim a transformação de atitudes da escola e dos professores.
A transformação tanto do professor como do aluno depende exclusivamente da aceitação dos novos recursos de aprendizagem e pedagógicos por parte de toda a comunidade escolar.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Relato de experiência


Atividade realizada nas aulas de Língua Portuguesa.
Os alunos fizeram uma pesquisa no laboratório de informática da EMEB "Prof. Deusdedit Baptista" através do www.google.com.br sobre o surgimento e como se faz uma fotonovela, cenários e personagens.
Em seguida a turma de nono ano foi dividida em grupos para elaborarem uma fotonovela com o tema "Adolescência" utilizando o power point.
O resultado do trabalho foi muito gratificante para a professora e principalmente bastante motivador para os alunos.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Podemos mudar!




A escola dos sonhos não tem regras inúteis que muitas vezes existem somente para manter a ordem e para limitar a criatividade dos alunos, além de não terem quadros cheios e aulas realizadas dentro da sala. Cada vez que nossos alunos são proibidos em demonstrar sua capacidade são podados e desta forma seus sonhos são enterrados. Então por que nos dias de hoje ainda existem tantas “Escolas Cinzas”? É preciso que a escola se torne um lugar onde se tenha vontade de ir e principalmente ficar, pelo simples fato de ser um local onde desenvolvemos o saber, seja ele cognitivo, afetivo ou social. A partir do momento que a prática do professor é inovadora percebemos claramente o estímulo que gera interesse pelo mundo da leitura. Além de características positivas em torno do conhecimento linguístico as crianças também devem ser estimuladas e observadas quanto ao conhecimento matemático que necessita muito de estímulos concretos, com atividades lúdicas e uso de material concreto. Nesse sentido, o lúdico constitui uma valiosa ferramenta para o desenvolvimento do educando. Além de estimular o aluno, cria condições para que o aluno se torne mais autônomo e critico. Por essa razão, investir em recursos, metodologias e estratégias de ensino viabiliza o incentivo ao aprendizado prazeroso e gera benefícios tanto às escolas públicas quanto às escolas privadas.

Internet: autoria e conhecimento

A internet é um espaço democrático. Digo isso porque na esfera virtual se pode tudo, tudo mesmo. Até aquele aluno que não é habituado com a escrita pode se aventurar num blog e se tornar escritor. Além dessa ferramenta, outros sites de relacionamento convidam o internauta a se apresentar, e é aí que está a escrita. Hoje, nos canais de busca, se pode conectar com páginas gratuitas de professores de várias matérias para se aperfeiçoar, isso porque a internet, além de ser uma ferramenta democrática autoral, é hoje a maior fonte de conhecimento. Claro, sem desmerecer os livros.

domingo, 8 de agosto de 2010

Trabalho de Conclusão de Curso em Tecnologia da Educação


Esse espaço será utilizado para registrar e refletir sobre o tema que irei desenvolver no meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - "Tecnologia da Educação". Nesse ambiente veremos informações relevantes sobre o uso da tecnologia nas escolas públicas, apresentação de estudo de casos, postagem de textos s materiais relacionados a utilização das tecnologias no espaço escolar.